top of page

Cláudio Manuel da Costa

 

       Considerado o marco inicial do Arcadismo no Brasil, Cláudio Manuel da Costa nasceu em Mariana MG em 1729 escreveu diversos poemas amorosos, sociais e políticos durante o Arcadismo brasileiro. Estudou no Rio de Janeiro e em Portugal, tendo contato com as ideias iluministas que aconteciam na Europa. Foi advogado, poeta, minerador e fazendeiro e era considerado um dos homens mais ricos de Minas Gerais.

      Quando retomou ao Brasil, trazendo consigo as suas ideias adquiridas na Europa, participou da Inconfidência Mineira ao lado de Tiradentes, nessa época vários poemas de sua autoria sobre política foram escritos. Apesar de alguns poemas conterem traços do Quinhentismo e do Barroco, grande parte de seus poemas são de categoria árcade. Sofreu forte influência do mestre do Classicismo português, Luís Vaz de Camões.

      Em 1773, escreveu o poema “Vila Rica”, o qual foi publicado somente após sua morte. Além disso Cláudio Manuel produziu poemas com temática pastoril, com estrutura perfeita de soneto, além de trazer reflexões sobre a vida, sobre a moral e sobre o amor. Foi preso em 1789, acusado de participar da Inconfidência Mineira, logo após, foi encontrado morto na cela. Alguns acreditam que foi suicídio, outros que foi assassinato.
 

bottom of page